Quando minha filha Amanda nasceu, eu estava feliz demais com a ideia de ser mãe. Ela era perfeita e linda em todos os sentidos. Uma princesinha! Tá! Eu já sabia que os primeiros meses seriam, digamos, delicados. Afinal, eu era mãe de primeira viagem e sabia que as noites de sono não seriam mais as mesmas. Sim, eu sabia que ia levar um tempo até que ela fosse capaz de dormir a noite toda e eu também.

Mas, o tempo foi passando e minha vida começou a ficar muito difícil. Eu não sabia mais o que era dormir! Minha filha ficava a noite toda acordada. E quando dormia, o sono não durava mais do que uma hora. Essa fase se estendeu por meses! Eu não sabia mais o que fazer! Sinceramente, eu achei que ia enlouquecer!

Eu ficava exausta, frustrada, e estava chegando no meu limite físico. E todos a minha volta viravam alvos do meu mal-humor! Eu tinha que fazer alguma coisa. Comecei a fazer dezenas de pesquisas. Li vários livros que encontrei sobre o assunto. Sem contar as várias vezes que telefonei para o pediatra implorando por ajuda! E levei esporro obviamente!

Cheguei ao ponto de passar semanas estudando e anotando os hábitos do sono da minha filha. Até que finalmente encontrei um método criado por uma Super Mamãe, com várias dicas incríveis e que FUNCIONARAM!!! Eu nem acreditava! Enfim, minha princesinha estava dormindo a noite inteira. Foi um caminho longo, mas eu consegui.

O grande problema é que ninguém conta aos pais novatos quais são os segredos para ajudar a fazer o bebê dormir durante a noite.

Sim, existem segredos! E não é mágica. Não adianta ficar esperando que um dia seu filho passe a dormir a noite toda, por conta própria. Isso não vai acontecer. Tem que partir de você! Você, como mãe, é que tem o controle da situação e pode fazer algo para mudá-la.

Por isso, eu separei as 5 dicas mais importantes que eu aprendi para ajudar seu bebê dormir a noite toda. E se você aplicá-las em seu bebê desde o primeiro dia, sua vida será muito mais fácil do que foi a minha.

 

1. Dormir cedo

É auto-explicativo, mas você não iria acreditar quantos pais empurram a hora de dormir do seu bebê, na esperança de que eles iriam dormir mais na manhã seguinte. Estipule uma hora de dormir cedo, que seja entre 19:00 e 20:30 h. No máximo às 21:00 h.  A ideia é que você não quer seu bebê exausto na hora de dormir, caso contrário eles vão lutar contra o sono.

 

2. Ritual de dormir

Isso é crucial. Seu bebê gosta de previsibilidade. Quanto mais ele souber o que está por vir, mais provável será que o aceite. Certifique-se de ter o mesmo ritual todas as noites, no mesmo horário. Esse ritual não precisa ser nada complexo. Banho, amamentação, contar uma história ou cantarolar uma canção de ninar, e alguns carinhos, é perfeito.

 

3. Certifique-se de que seu bebê esteja satisfeito

Tenha certeza de que ele está bem alimentado, vestido de forma confortável e acolhedora, e o quarto está na temperatura adequada. Às vezes, leva um tempo para se descobrir o que o seu bebê gosta. Tente pijaminhas diferentes, experimente com meia, sem meia, etc. Os bebês são muito sensíveis quanto a esses detalhes. Até mesmo um lençol mal esticado pode ser suficiente para perturbar alguns bebês. Portanto, certifique-se de que tudo esteja certo.

 

4. Coloque seu bebê na cama, sonolento, mas ainda acordado

Eu sei que você já ouviu isso antes. Esta parte é provavelmente a mais difícil, mas também a mais importante. O objetivo é fazer o seu bebê aprender a adormecer por conta própria. E a única maneira de ele aprender isso é se você deixar. Coloque-o na cama ainda acordado. Os pais que ninam seus bebês no colo para depois colocá-los no berço, geralmente, têm bebês que acordam com mais freqüência à noite. Isto porque esse bebê não faz a menor ideia de como dormir “sozinho”. Ele precisa da ajuda da mãe ou do pai para pegar no sono. Então, por mais tempo que demore, faça um favor ao seu bebê e coloque-o no berço acordado.

 

5. Espere antes de entrar

Quando seu bebê acordar à noite, espere alguns minutos antes de entrar no quarto dele. Muitos pais correm ao primeiro som do choro do bebê. Às vezes é preciso deixar o bebê resmungar ou choramingar um pouco para que aprenda a adormecer novamente por conta própria. Se você corre para ele muito rápido, você está roubando dele a chance de descobrir como dormir. Então espere uns minutos quando ele resmungar a noite e você pode se surpreender quando seu bebê voltar a dormir sozinho.

 

Fazer o bebê dormir a noite toda, realmente, não é uma tarefa fácil. Não é à toa que é um dos tópicos mais pesquisados no Google.

No entanto, com alguns pequenos ajustes, não há nenhuma razão para o seu bebê não aprender a dormir durante a noite inteirinha. Cabe a você ensinar isso pra ele!

Experimente! Vale o esforço!

Gostou dessas dicas? Que saber várias outras que vão te ajudar horrores??

Então dê uma olhadinha nesse material: Fada do Sono

 

 

Você vai amar! E assim como eu, vai voltar a ter longas e felizes noites de sono!